Área do Cliente

Área do Cliente

Área do administrador

Notícias

5 maiores erros na área Fiscal

Hoje você vai conhecer os 5 maiores erros na área fiscal e entender a melhor forma de evitá-los

O departamento fiscal de uma organização é o setor responsável por realizar a escrituração das movimentações fiscais, analisar impostos e garantir que as obrigações acessórias sejam cumpridas com responsabilidade.

Em resumo, praticamente todas as atividades financeiras de uma empresa passam pelo setor fiscal, desde a compra de itens, até mesmo empréstimos, vendas e demais transações. Portanto, evitar erros na área fiscal é imprescindível.

Hoje você vai conhecer os 5 maiores erros na área fiscal e entender a melhor forma de evitá-los.

Erros na área fiscal: 5 falhas mais cometidas no setor

1. Não possuir um Certificado Digital Válido

O Certificado Digital é uma ferramenta segura e valiosa para assinar de forma virtual as notas fiscais, garantindo a veracidade, autenticidade e integridade das notas, com total validade jurídica perante a legislação e o poder público.

É necessário emitir o certificado digital nos padrões ICP-Brasil. Para realizar assinaturas,ele precisa estar ativo e dentro do prazo de validade.

2. Não seguir uma Agenda Tributária

É muito importante construir uma agenda tributária sólida e bem organizada. Isso porque, deixar de cumprir alguma obrigação ou esquecer de realizar o pagamento de algum tributo é um dos maiores erros na área fiscal, e pode acarretar em multas e penalidades.

Ter uma agenda tributária ordenada, facilita a organização das datas, valores e procedimentos, centralizando as informações das agendas públicas que podem afetar o negócio, além de disponibilizar a ordem cronológica em que as ações deve ser executadas.

3. Não se preparar para as fiscalizações (fisco)

Uma autuação legal por parte do Fisco pode acontecer a qualquer momento, em qualquer tipo de empresa.

Portanto, é um erro do setor fiscal não estar preparado para esse tipo de situação e ser pego despreparado, com procedimentos incorretos e impostos pendentes.

A preparação básica para esse tipo de fiscalização não exige muito, basta atuar dentro da legalidade, com impostos pagos, documentos arquivados e declarações acessórias entregues dentro do prazo.

4. Cometer erros na emissão da NFS-e

Alguns erros como código CNAE inexistente, código do município inválido, RPS já informado são falhas comuns da hora de emitir a Nota Fiscal de Serviços Eletrônicos,

Para evitar penalidades, faça uma dupla conferência antes de emitir a nota e mantenha a atenção dobrada na hora de realizar essa conferência.

5. Não estar atualizado na Legislação Tributária Vigente

A legislação tributária brasileira é dinâmica e passa permanentemente por constantes mudanças e alterações.

Conhecer todas as regras, impostos e declarações que devem ser entregues é fundamental.

Além disso, estar plenamente informado e atualizado sobre suas modificações, é imprescindível para garantir a boa gestão fiscal do negócio, garantindo uma boa relação com o fisco.

Domine a área fiscal – Seja um contador profissional

Domine a Legislação e aprenda na prática as principais Rotinas Contábeis.

Aprenda sobre tributação, regularização fiscal, impostos de renda e muito mais.
Conheça o curso Contador na Prática