Área do Cliente

Área do Cliente

Área do administrador

Notícias

Inovação tecnológica urbana e recursos humanos para a gestão de cidades inteligentes sustentáveis.

Sabe-se, que os sensores, dispositivos e sistemas são responsáveis pela inteligência das cidades, casas e/ou apartamentos. Vale salientar, que com isto é possível capturar e integrar um espaço que traga eficiência e tecnologia.

Nos países mais desenvolvidos do mundo, que podem contar com o auxílio da IoT (Internet das Coisas), inteligência artificial, internet 5G, tecnologia geoespacial, cloud e edge computing e outros recursos de ponta, ajudarão a revolucionar as cidades inteligentes (Smart Cities), tendo em vista que em espaços urbanos caracterizados pela utilização generalizada de Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC's), com o intuito de melhorar a eficiência político e econômica, amparando o desenvolvimento humano e social, promovendo a qualidade de vida dos seres humanos que vivem nestas regiões.

Sabe-se, que os sensores, dispositivos e sistemas são responsáveis pela inteligência das cidades, casas e/ou apartamentos. Vale salientar, que com isto é possível capturar e integrar um espaço que traga eficiência e tecnologia.

Levamos em consideração que com os estudos a respeito iniciaram-se na década de 90, com a finalidade de conceituar o desenvolvimento urbano dependente da tecnologia, da inovação e da globalização em diversas áreas de gestão.

Uma Smart City é considerada autônoma quando há impulsionadores de crescimento econômico sustentável, elevada qualidade de vida e gestão consciente dos recursos naturais, por meio de uma governança participativa e democrática. Assim, os impulsionadores disto são: Investimentos em capital humano; Investimentos sociais; e Infraestrutura moderna/inovadora de TIC.

Sabe-se que para garantir acesso à cultura e oferecer educação de qualidade são os principais aspectos para medir o capital humano, no que diz respeito, ao gerenciamento ao número de universidades, escolas, museus e demais locais que contribuam com a educação e a cultura é de extrema importância nas cidades inteligentes.

No gerenciamento de uma estrutura automatizada/robotizada, é necessária a utilização de tecnologias inovadoras de alta performance, como inteligência artificial (IA), sensores avançados e redes de dados de alta velocidade. Estes recursos tecnológicos permitem o monitoramento rápido de aspectos como segurança, transporte e abastecimento de água, energia e demais serviços.

O capital humano deve se preocupar com a preservação do meio ambiente e com a qualidade de vida no cotidiano da população, pois muitas cidades enxergam na tecnologia diferentes maneiras de promover um crescimento exponencial de forma mais limpa e sustentável.

No entanto, entre diversas cidades que merecem ser mencionados como modelo como cidade inteligente, vale a pena citar o primeiro lugar no ranking, a capital da Inglaterra, Londres.

Portanto, a otimização de semáforos que conseguem monitorar e coletar dados do trânsito, de forma que ao enfrentar grande congestionamento, consiga gerenciar o sinal verde por mais tempo, fazendo com que o engarrafamento diminua.

A distribuição de energia limpa, otimização dos sistemas de transporte, iluminação pública mais consciente, tráfego organizado, ampliação da frota de veículos elétricos, e até a criação de um sistema de coleta de lixo mais conectado e eficiente.

Assim, a Tecnologia geoespacial ajuda as cidades inteligentes para tornar os ambientes urbanos mais acessíveis e sustentáveis para as empresas e a sociedade. Assim, este sistema reage às suas demandas, otimizando a distribuição de água, o transporte coletivo, a construção de usinas e o fornecimento serviços públicos, por exemplo.

Enfim, a combinação dos sensores distribuídos nas cidades com tecnologias inovadoras transformadoras e da alta conectividade resultarão em produção de dados denso. Portanto, para evitar o surgimento de ruídos neste tipo de comunicação, faz-se necessário ter uma aproximação entre os sistemas computacionais e o armazenamento de informações, diminuindo a distância entre o processamento e a análise

Davi Lazer, professor e colunista.